Vocês sabem como transportar seu animal de estimação em viagens de ônibus, carro e avião?

Olá Aumiguinhos!! ✋

Vocês sabem como transportar seu animal de estimação em viagens de ônibus, carro e avião?


Hoje iremos apresentar algumas dicas para levar seu pet para viajar. 😊


Eu audoro viajar com meus papitos!! Cada lugar diferente! Super legal❤❤

Vamos lá!

🐶🐱Independente do tipo de viagem é importante ter os seguintes cuidados com seu Pet:

- Importante não dar ração ou qualquer tipo de alimento ao pet quatro horas antes do percurso. Para água a regra deve ser uma hora antes. Em caso de felino, o jejum é de duas horas antes do percurso.

- É obrigatório levar a carteira de vacinação e um atestado de trânsito emitido por médico veterinário particular.

- Seu pet deverá ter identificação, na coleira ter uma plaquinha com o nome do pet, telefone e nome do dono do pet.

- Verifique se as vacinas, antipulgas e desvermifugação do seu cachorro estão em dia. É importante para a saúde dele e também para a de todos os que irão conviver com seu cão.

- Verifique com veterinário sobre um kit de emergência. Você pode pedir ao veterinário para receitar um medicamento para enjôo, por exemplo, caso não saiba ainda se seu cão se sentirá mal durante a viagem. Não arrisque medicar seu cachorro por conta própria, somente um veterinário saberá a dosagem correta! Pergunte sobre medicamentos emergenciais para alergias e para cortes, e leve numa pequena necessárie junto com os medicamentos que ele costuma usar.


👉 Viagem de Ônibus

1) O dono do pet deve apresentar um atestado que comprove as boas condições de saúde animal, e este documento deve ser emitido no máximo 15 dias antes da viagem por um veterinário inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária e todas as vacinas devem estar em dia.

2) Transportar o pet dentro de uma caixa de transporte ou em uma bolsa de transporte adequado para seu pet.

3) Antes da data da viagem é necessário contatar a empresa para tirar todas as dúvidas. Isso porque algumas empresas possuem normas específicas como, por exemplo, a obrigatoriedade do animal ocupar um assento ao lado de seu dono. Algumas empresas exigem que o dono compre a passagem do animal para que ele ocupe o assento ao seu lado. Outras, não possuem essa regra e permitem que o animal fique no colo do tutor (dentro da caixinha de transporte, claro).


👉 Viagem de Carro

1) Não é recomendado que o animal viaje solto no carro ou ainda com a cabeça fora do vidro, em contato com o vento, pois há o risco de o animal se machucar.

2) Sempre transportar o pet no banco de trás do carro, dentro de uma caixa de transporte ou em uma bolsa de transporte ou com uma coleira com cinto de segurança.

3) Um pouco de água sempre é bom para hidratação.

4) De hora em hora, pare o automóvel e desça com o cão ou gato para possíveis necessidades fisiológicas, sempre tenha um saquinho à disposição para catar o cocô do seu pet. Nunca deixe a sujeira dele no chão. Também é útil ter lenços umedecidos e lenços de papel no carro caso ele vomite, ou para limpá-lo caso ele encoste em alguma planta que o irrite ou se suje demais na lama.

4) Carregue junto acessórios do bicho de estimação para que ele se sinta em casa. Em caso das caixas/bolsas de transporte, coloque o próprio cobertor do animal como forro para reforçar a idéia da casa.

5) Não dê alimentos durante a viagem para seu pet: isso causa enjôo e altera o sistema digestivo.


6) Para o pet ir se acostumando, procure dar algumas voltas de carro com o seu animal por pequenas distâncias.

7) Manter a temperatura do carro próxima a temperatura externa. Nada de ar-condicionado na temperatura mínima.

8) Existem no mercado de pet shop calmantes naturais. Informe-se sobre o melhor com o seu veterinário, se isso for necessário.

9) Outro produto que pode facilitar a sua vida são as fraldas veterinárias, que podem evitar um desastre na viagem. rsrsrsrs 😁


Para não correr risco de acidentes e de ser multado, lembre-se que é preciso cumprir as regras de transporte de animais.

Por exemplo, o Art. 169 da Lei Nº 9.503/1997 do Código Brasileiro de Trânsito diz que dirigir sem a devida atenção ou sem tomar os devidos cuidados imprescindíveis à segurança é caso de infração leve e a penalidade é multa. Esse tipo de infração refere-se ao fato dos animais, quando transportados soltos no veículo, poderem distrair ou tirar a atenção do motorista.

Já o Art. 252, II, do CTB prevê infração média e penalidade de multa para motoristas que transportarem animais, pessoas ou algum tipo de volume do seu lado esquerdo ou entre os braços e as pernas.

Por sua vez, o Art. 235 do CTB considera como infração grave e prevê multa para motoristas que conduzirem animais, pessoas ou alguma carga do lado de fora do veículo, salvo em situações especiais com autorização.


👉 Viagem de Avião

1) Atualizar todas as doses das vacinas do seu pet.

2) Dono deve apresentar atestado veterinário que comprove as boas condições da saúde do animal.

3) É necessário apresentar o certificado de vacinação antirrábica (para animais com mais de 3 meses de idade), aplicada entre 30 dias até 1 ano antes da data do embarque. Caso a vacina esteja vencida ou não seja possível comprovar a vacinação (como acontece em campanhas públicas), é necessário reaplica-la pelo menos 30 dias antes do voo.

4) O dono deve avisar a companhia aérea com antecedência de que viajará com seu animal.


5) O pet deve ser transportado em uma caixa/bolsa de transporte resistente, com ventilação, que irá acomodar seu pet com certa folga.

6) Para que seu pet viaje na cabine junto com você, ele precisa pesar menos de 10kg com a caixa de transporte (essa regra pode variar de acordo com a companhia). Se ele for viajar no porão da aeronave, não se esqueça de identificar com uma plaquinha tanto o seu pet, quanto sua caixa de transporte.


7) O jejum hídrico e alimentar deve ser realizado antes das viagens, com o objetivo de evitar que o animal urine, defeque e vomite na caixa de transporte durante o voo. Animais adultos devem ficar 6 horas sem se alimentar e 3 horas sem ingerir água antes do embarque.

8) Algumas aéreas não permitem o transporte de animais em algumas rotas, então é melhor sempre se informar certinho antes de definir o destino se a ideia é mesmo ir acompanhado do seu animal de estimação.


Uma tendência que vem aumentando cada vez mais é viajar com animais de estimação.

Ao mesmo tempo que algumas pessoas procuram hotéis para animais, tentam encontrar algum vizinho ou qualquer outra boa alma pra alimentar os bichinhos quando saem de férias, outras fazem questão de levá-los a todo custo. E juntos curtirem maravilhosas aventuras! 😎😎


E vocês aumiguinhos, já vooaram ou pretendem voar com o seu animal de estimação? Já fizeram uma viagem incrível de carro ou ônibus? Como foram suas experiências?

Compartilhem nos comentários... 😍😍

Ah! E se tiver um tempinho deem uma espiadinha nas bolsas de transportes em minha Boutique!! 💓

Lambeijos 💋

Tiki 💗

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A maior aventura: imagine explorar novos lugares, desbravar matas fechadas e florestas até chegar a uma cachoeira e nadar!

Benefícios e Cuidados ao Passear com seu Melhor Amigo Pet!

Quem sou eu : A Tiki (: