Dicas para fortalecer a relação entre crianças e pets: a amizade mais pura e forte!


Olá Aumiguinhos! ✋

Faltando dois dias para finalizar o ano de 2017, vamos conversar hoje sobre um assunto que muitos papitos humanos tem dúvidas, as vezes um pouco de medo..., a relação entre crianças e pets. Vamos começar esse novo ano mais confiante nesta relação!

Dicas para fortalecer a relação entre crianças e pets: a amizade mais pura e forte! ❤


Há muitas histórias de papitos humanos sobre pontos positivos que podem ser extraídos desse lindo relacionamento de crianças e pets, entretanto, ainda existe uma certa insegurança por parte de algumas pessoas.
Este relacionamento faz tão bem para ambas as partes aumiguinhos, que com as brincadeiras e muitos carinhos as crianças e pets criam vínculos importantes e podem ajudar as crianças em diversos aspectos, tais como a responsabilidade em cuidar bem do pet, lidar com frustrações e perdas, ter limites e regras, ter atividades físicas diárias...Nossa! É muitos benefícios, mas falamos sobre eles em outro post tá!

Bom Aumiguinhos! Vamos lá, ver algumas dicas super legais para fortalecer essa relação entre crianças e pets.
1º Dica: O faro
Podemos ir anunciando os cheirinhos do bebê mesmo antes do nascimento, fazer o uso de sabonetes ou talcos no pet eventualmente, para ele saber que esses cheiros serão mais presentes nos próximos meses.

2º Dica: Ambiente do bebê
Para fazer com que o pet goste do local e do futuro morador, é muito bom deixar o pet frequentar o futuro quarto do bebê e fazer associações positivas com ele, como brincadeiras e petiscos no novo ambiente. Entretanto, deve-se ter cuidado e não fazer ao contrário, ou seja, impedir que o pet tenha acesso aos cômodos destinados ao bebê, pois isso gera a sensação de perda de território.
3º Dica: Cheirinho do bebê
Na chegada do bebê, deixe um pano com o cheiro dele perto da comida do pet, onde ele dorme ou até para que o use para brincar. Assim o pet sentirá o cheiro do bebê e o associará com coisas boas.

4º Dica: Carinho e atenção
Sempre que seu pet aparecer no ambiente aonde está a criança, ofereça atenção, carinho ou petiscos, assim eliminará a possibilidade do pet sentir ciúmes.

5º Dica: Disciplina
Quando as crianças são um pouco maiores, entre 1 e 5 anos, pode haver certa confusão por parte delas na interpretação dos gestos e expressões. Muitas crianças dessa faixa etária podem confundir a sinalização de ataque demonstrada pelos cães, como boca aberta com os dentes para fora, com o sorriso humano, levando-as a uma aproximação e tornando-as alvos fáceis de acidente. Por isso, é importante esclarecer essas diferenças para as crianças. Para isso, incentive as crianças a participarem das rotinas e responsabilidades diárias com os pets, como trocar a água, participar dos treinos com o adestrador, seguir junto nos passeios dos pets e também aprender a pedir comandos simples, como o “senta” e “deita”. Tudo para melhor compreensão dos gestos e expressões entre ambos, essas pequenas atividades auxiliam bastante.

6º Dica: Morando juntos Cão ou Gato e a Criança
É de suma importância explicar para a criança que deve respeitar os momentos de alimentação, sono e cuidado do cão, ou ainda quando estão com algum brinquedo mastigável. Se o cão chega depois da criança e o intuito é melhorar a interação entre eles, é necessário considerar esses momentos. E ainda não é uma boa ação passar a mão nessas ocasiões, pois há ameaça de mordida.

7º Dica: Boas práticas
Um ponto super importante sobre gatos e crianças é fazer com que elas compreendam que tem que ter cuidado com a barriga e o rabo, pois eles preferem carinho na cabeça, no pescoço e na base da cauda. E no caso dos cães não se pode bater no animal, puxas os pelos, passar a mão na cabeça ou no rabo. Muitas vezes as crianças acabam fazendo essas ações durante as brincadeiras, machucando o pet, e por consequência levando a ter uma reação agressiva, colocando a vida da criança em risco. Temos de cuidar isso tá!

8º Dica: Supervisão sempre
Para gerar boas lembranças entre os pets e crianças, e garantir uma interação harmoniosa, é fundamental ter a supervisão de um adulto. Não só para garantir a segurança, mas também para servir de exemplo de comportamento para ambos. Tanto crianças como cães podem ter atitudes ou cometer atos que os coloquem em risco, mesmo sem que haja intenção. Ás vezes, uma corrida mais empolgada pode acabar em acidente e, por consequência, traumatizar o cão e a criança.

Bom aumiguinhos, essas foram algumas dicas super legais para a convivência entre pets e crianças 🐶🐱👪

Juntos fazemos uma família tão linda né! Com brincadeiras sempre diferentes e surpreendentes!!! 💘💘

Umas das brincadeiras que mais gosto é de passear, tão bom sentir cheiros diferentes, socializar com outros pets né?!! 🍂

Ah! E falando em passear, acredita que tem uns peitorais super lindos e elegantes na minha Boutique, passam lá aumiguinhos e dêem uma espiadinha! 😉

Lambeijos para aucês! 💋💋

Tiki💗

Fonte das dicas: Revista Pet Center.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A maior aventura: imagine explorar novos lugares, desbravar matas fechadas e florestas até chegar a uma cachoeira e nadar!

Benefícios e Cuidados ao Passear com seu Melhor Amigo Pet!

Quem sou eu : A Tiki (: